Quem sou eu

Minha foto
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), licenciatura (2006) e bacharelado (2007) com ênfase em Sociologia, Antropologia e Ciência Política, possui graduação em Pedagogia e Filosofia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Pós-graduada em Educação: métodos e técnicas de ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Filosofia e Sociologia pela Faculdade Alfa de Umuarama, e em Metodologia e Didática no Ensino Superior pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-graduação, atualmente é professora formadora em educação profissional na Coordenadoria Regional do Estado do Mato Grosso do Sul na jurisdição de Nova Andradina.

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Resumo resenha fichamento e artigo cientifico orientações

ORIENTAÇÕES
Resumo
O resumo consiste em uma síntese objetiva do conteúdo a ser apresentado. Destacam-se os principais temas de um livro, filme ou documento, por exemplo, a fim de que o leitor julgue, antecipadamente, se o assunto é relevante ou não. Além das informações básicas, o resumo não deve conter conteúdos adicionais. Uma técnica bastante utilizada para a produção de bons resumos é a de sumarização, que consiste em um processo mental para seleção dos dados e das informações mais importantes contidas em um texto. De acordo com Anna Maria Machado, em seu livro “Resumo”, há pelo menos sete estratégias básicas de sumarização:
  1. Apagamento de conteúdos facilmente inferíveis a partir  do conhecimento de  mundo.
  2. Apagamento de  sequências de  expressões que indicam sinonímia ou explicação.
  3. Apagamento de exemplos.
  4. Apagamento das  justificativas de  uma  afirmação.
  5. Apagamento de  argumentos contra a posição do autor.
  6. Reformulação das  informações, utilizando termos  mais genéricos.
  7. Conservação de  todas as  informações,  dado que elas  não são resumíveis.
 Resumo é sinônimo de "recapitulação", quando, ao final de cada capítulo de um livro é apresentado um breve texto com as ideias chave do assunto introduzido. Outros sinônimos de resumo são: sinopse, sumário, síntese, epítome e compêndio.
O resumo dos capítulos de uma novela é um recurso muito utilizado pelos canais de televisão, revistas ou sites específicos para apresentação diária de uma sequência dos principais acontecimentos em determinado capítulo.

Estrutura essencial do resumo
1        As partes essenciais do texto.
         A progressão em que elas aparecem no texto.
          A correlação entre cada uma das partes.
Se o tipo de texto que estamos resumindo for do tipo narrativo, devemos prestar atenção aos elementos de causa e sequências de tempo; se for descritivo, nos aspectos visuais e especiais; caso o texto for dissertativo, é bom cuidar da organização e da construção das ideias.

Resenha
As resenhas costumam apresentar e divulgar obras novas (livros, filmes, etc.). Possuem algumas características básicas:
  1. Identificação da obra: nome, autor, ano de publicação, resumo da carreira do autor/produtor.
  2. Descrição do conteúdo e síntese dos aspectos mais relevantes da obra.
  3. Análise crítica, para as resenhas críticas, da obra a partir do ponto de vista do resenhista, que passa a emitir uma opinião. Costuma destacar o valor social da obra, o contexto de produção, estética, etc.

Na resenha acadêmica crítica, os oito passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa:
1 .Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar;
2. Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;
3. Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo;
4. Descreva o conteúdo: aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;
5. Analise de forma crítica: nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico.
6. Recomende a obra: você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc.

Fichamento
Fichamento é um método de registro e armazenamento de informações que, por meio de fichas, facilita o acesso a conteúdos sobre o assunto a ser pesquisado. No fichamente, deve-se deixar registrado a identificação completa da obra (nome, autor, editora, ano de publicação, local de publicação, edição), além de uma síntese (resumo) com os principais conteúdos ou temas do texto. Existem dois tipos clássicos de fichamentos:
1 – Fichamento de conteúdo: Destaca a ideia-base do autor da obra e suas justificativas sobre o tema.
2- Fichamento Bibliográfico: Além da síntese, também deve ser feita uma análise descritiva da obra.
3 – Fichamento de citações: Registra citações da obra. As citações devem ser transcritas tal qual o conteúdo original e devem estar entre aspas.

Fichamento é uma forma organizada de registrar as informações obtidas na leitura de um texto. É a elaboração de fichas de leitura com o intuito de registrar informações sobre livros e artigos. Existe material próprio para as fichas, que também podem ser feitas no computador. 

PODE SER UTILIZADO PARA:

Identificar as obras.
Conhecer seu conteúdo.
Fazer citações.
Analisar o material.
Elaborar a crítica.
Auxiliar e embasar a produção de textos.

CLASSIFICAÇÃO DE FICHAMENTO:

Fichamento textual
Fichamento temático
Fichamento bibliográfico

FICHAMENTO TEXTUAL: é o que capta a estrutura do texto, percorrendo a sequência do pensamento do autor e destacando: ideias principais e secundárias; argumentos, justificações, exemplos, fatos etc., ligados às ideias principais. Traz, de forma racionalmente visualizável - em itens e de preferência incluindo esquemas, diagramas ou quadro sinóptico - uma espécie de “radiografia” do texto.

FICHAMENTO TEMÁTICO : reúne elementos relevantes (conceitos, fatos, ideias, informações) do conteúdo de um tema ou de uma área de estudo, com título e subtítulos destacados. Consiste na transcrição de trechos de texto estudado ou no seu resumo, ou, ainda, no registro de ideias, segundo a visão do leitor. As transcrições literais devem vir entre aspas e com indicação completa da fonte (autor, título da obra, cidade, editora, data, página). As que contêm apenas uma síntese das ideias dispensam as aspas, mas exigem a indicação completa da fonte. As que trazem simplesmente ideias pessoais não exigem qualquer indicação.

FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO : consiste em resenha ou comentário que dê ideia do que trata a obra, sempre com indicação completa da fonte. Pode ser feito também a respeito de artigos ou capítulos isolados, a arquivado segundo o tema ou a área de estudo. O Fichamento bibliográfico completa a documentação textual e temática e representa um importante auxiliar do trabalho de estudantes e professores.

PARA QUE SERVE UM FICHAMENTO?
Para apresentar anotações que sirvam como material organizado para consulta. O fichamento é fonte para estudos posteriores. 

TIPOS DE FICHAMENTO
1. Bibliográfico
2. Conteúdo
3. Citações
ESTRUTURA DO FICHAMENTO
1. Cabeçalho
2. Assunto
3. Referência:
4. Autoria, título, local de publicação, editora e ano da publicação
5.Corpo

ARTIGO CIENTÍFICO
Um bom artigo científico deve ser escrito com clareza, precisão e fluência de tal forma que o leitor se sinta interessado em sua leitura, e seja capaz de entender o seu conteúdo facilmente. O artigo deve apresentar adequadamente os objetivos, a metodologia utilizada e os resultados encontrados.
As etapas de um artigo científico são:
Título: o título curto, que chame a atenção, e além de tudo, que reflita o tema principal do artigo.
Nome do autor e afiliação: o nome e a afiliação de forma uniforme e sistemática em todas as suas publicações para que seus artigos possam ser citados de forma correta por outros autores.
Resumo: As pessoas se baseiam no Resumo ou no Abstract para decidirem ler ou não o restante de um artigo. Não se utiliza mais que 150 a 250 palavras.
Abstract: O Abstract é a versão do Resumo em inglês. Por uma questão de coerência, ele deve possuir tamanho e significado compatíveis com o resumo. Algumas línguas são mais concisas que outras, mas é inaceitável que o Resumo e o Abstract contenham divergências. Além disso, a versão em inglês não deverá ser apenas uma tradução literal ou convencional do resumo, mas sim uma tradução científica, com a tradução precisa dos termos e expressões técnicas, ou o trabalho poderá ser rejeitado para publicação.
Palavras-chave: Por vezes, editores solicitam a inclusão de um conjunto de palavras-chave que caracterizam o artigo. Estas palavras serão usadas posteriormente para permitir que o artigo seja encontrado por sistemas eletrônicos de busca.
Introdução: A introdução é um apanhado geral do conteúdo do artigo científico sem entrar em muitos detalhes. Apenas poucos parágrafos são o suficiente.
Corpo do artigo: Definição do problema - Define o problema ou tópico estudado, explica a terminologia básica, e estabelece claramente os objetivos e as hipóteses. Formulação teórica, materiais e métodos - Apresente as formulações teóricas e hipóteses. Lista de forma abrangente todos os materiais e a metodologia utilizada de forma que os leitores sejam capazes de reproduzir o seu estudo.
Resultados: Se possível, utilizam figuras, gráficos, e outras representações diagramáticas atrativas para ilustrar claramente os dados. A seção Resultados deve ser apenas longa o suficiente para apresentar as evidências de seu estudo.
Discussão: Assim, apresenta argumentos convincentes e adequados, prova matemática, exemplos, equações, análises estatísticas, padrões/tendências observadas, opiniões e idéias além da coleção de números coletados e tabelados. Faz comparações com resultados obtidos por outros pesquisadores, caso existam.
Conclusão: Resume, aponta e reforça as idéias principais e as contribuições proporcionadas pelo trabalho. A conclusão deve ser analítica, interpretativa, e incluir argumentos explicativos.
Trabalho Futuro: Comenta sobre os planos para um trabalho futuro com relação ao mesmo problema, ou modificações a serem feitas e/ou limitações do método utilizado que poderão ou não serem superadas.
Agradecimentos: Dá crédito às pessoas e organizações por qualquer suporte técnico e/ou financeiro recebido durante a realização do estudo. Cita também qualquer material com direitos autorais ou "copyright" utilizado com permissão.
Referências: A seção das referências demanda tempo para ser organizada, e é de extrema importância. As referências seguem a ordem de aparecimento no texto. Fornece informações completas sobre as referências utilizadas.
Apêndices: Insere como apêndice as informações que não são fornecidas no texto principal como, por exemplo, questionários ou software utilizado.
BIBLIOGRAFIA
http://www.lendo.org/como-fazer-um-resumo/
http://www.infoescola.com/redacao/resenha/
http://www.freewebs.com/infinitetrans/artigo.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário