PROJETO : Merenda Escolar e o Processo de Aprendizagem
Roseli Silva Minzon
INTRODUÇÃO
O homem expressa –se de diversas formas, pela arte que produz, pela relação que tem com o seu corpo, pela linguagem que utiliza, pela forma como se socializa, dentre muitos outros contornos. Por isso é de suma importância criar ambientes atrativos para os alunos se expressarem, fazendo com que tenham uma visão crítica do seu espaço e incentivando-os a criarem e inovarem dentro da escola enaltecendo assim sua autonomia diante do processo de construção do conhecimento
Este projeto visa unir várias disciplinas através da merenda escolar, para que juntas possam trabalhar formas diferenciadas de aprendizagem, tendo o aluno como o centro de todo o processo de aprendizagem, valorizando seu conhecimento prévio e seu cotidiano dentro e fora do espaço escolar.
O mesmo visa estimular a assiduidade e combater a evasão escolar do período noturno, transformando o espaço escolar em ambientes mais estimulantes e fomentar o trabalho em grupo, incentivando a colaboração de todos os envolvidos no projeto, fortalecendo assim os cinco pilares da educação: afetividade, respeito, responsabilidade, honestidade e solidariedade, formando assim cidadãos conscientes de suas responsabilidades dentro da escola no quesito de cuidar da escola, no caso o local da merenda, incentivando a convivência e a participação dos alunos.
JUSTIFICATIVA
É de grande relevância o trabalho em grupo, encorajando os alunos a produzirem se próprio conhecimento com o incentivo de várias disciplinas trabalhando em conjunto contribuindo para a formação cultural, artística e social. Assim como sabe-se que em todas as disciplinas por exemplo aprende sobre a língua portuguesa, na arte, educação física, biologia, química, etc, pode-se aprender muito sobre a língua portuguesa, sobre a socialização, a forma como se convive com outras pessoas.
Segundo Pedro Demo (2016), não dá para ensinar uma árvore a crescer, mas podemos ajudar muito com várias mediações apropriadas (podemos adubar, podar, acompanhar de perto, até “conversar” com ela...), cada árvore terá que crescer por si só, assim são os alunos, não podemos força-los a estudar, a ir na escola, mas pode-se incitar a participação com atividades mais dinâmicas.
A aprendizagem significativa verifica-se quando o estudante percebe que o material a estudar se relaciona com os seus próprios objetivos. [...] É por meio de atos que se adquire aprendizagem mais significativa. A aprendizagem é facilitada quando o aluno participa responsavelmente do seu processo. A aprendizagem auto iniciada que envolve toda a pessoa do aprendiz – seus sentimentos tanto quanto sua inteligência – é a mais durável e penetrante (GADOTTI, 1994)
Este projeto é significativo devido a sua mobilização para a permanência do aluno na escola, ao tornar o ambiente mais prazeroso para o processo de aprendizagem, pois sabe-se que a mesma só emerge, quando aparece autoria, avaliando o que o aluno produz, não por prova, mas colocando-os para produzirem e valorizando sua criação, assim a escola pode ser emancipatória como sugeria Paulo Freire.
OBJETIVO GERAL
Tornar o processo e o espaço de aprendizagem mais atrativo e dinâmico, estimulando o aluno do ensino noturno à assiduidade, combatendo assim a evasão escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Auxiliar os alunos a desenvolverem a sensibilidade, imaginação, criatividade e a comunicação através das artes visuais;
- Apreciar as diferentes formas de arte e linguagem e suas expressões como pintura, escultura, artesanato, colagens, recorte, propagandas, textos, poemas como manifestação da identidade cultural;
- Fomentar o trabalho em grupo, incentivando a colaboração entre os alunos;
- Valorizar o espaço escolar como forma de aprendizagem.
METODOLOGIA
Um dos momentos primordiais durante o processo do projeto diz respeito à metodologia a ser empregada.
A maior parte do tempo - na educação presencial e a distância - ensinamos com materiais e comunicações escritos, orais e audiovisuais, previamente selecionados ou elaborados. São extremamente importantes, mas a melhor forma de aprender é combinando equilibradamente atividades, desafios e informação contextualizada. Para aprender a dirigir um carro, não basta ler muito sobre esse tema; tem que experimentar, rodar com o ele em diversas situações com supervisão, para depois poder assumir o comando do veículo sem riscos. (MORÁN, p.17, 2015)
Assim culmina-se esse projeto em metodologias pedagógicas onde os alunos se tornem proativos, se envolvam nas atividades sugeridas onde tenham que tomar decisões e avaliar resultados com a mediação do professor e para isso eles precisam experimentar novas possibilidades para mostrar suas habilidades.
Este projeto está fundamentado em trabalhar com os alunos do ensino noturno da Escola. Entre as diversas possibilidades de trabalhar este tema, segue abaixo algumas sugestões.
- Alimentação saudável: O professor de educação física trabalhará com os alunos os alimentos que são consumidos na merenda escolar para que os alunos percebam a composição de cada alimento e os efeitos no organismo na hora da prática esportiva;
- Composição alimentar: O professor de Química escolherá alguns alimentos que são mais consumidos na escola e analisará sua composição química. O professor solicitará que os alunos façam uma pesquisa em casa com os alimentos que mais consomem para depois compara-los com a composição dos alimentos que são servidos na escola;
- Elaboração do Cardápio: Os alunos juntamente com o professor irão elaborar para um dia da semana um cardápio onde contenha os nutrientes necessários para uma alimentação saudável, esse momento de aprendizagem é fundamental para que os alunos tentem lidar com aquilo que tem (os alimentos), com aquilo que precisam, compreendendo e lidando com as dificuldades dentro do ambiente escolar;
- Palestra com uma nutricionista para que seja sanada as possíveis dúvidas que surgiram no decorrer das aulas sobre a questão alimentar, será convidada uma nutricionista para falar sobre os alimentos;
- Avaliação Antropométrica da turma: o professor de educação física fará uma avaliação dos alunos através do Índice de Massa Corporal (IMC) e classifica-los de acordo com o sexo e idade. A intenção é informar aos alunos seu estado nutricional e orientá-los em relação a seu comportamento alimentar, buscando corrigir os erros encontrados;
- Criar na escola murais educativos com temas específicos sobre nutrição, como por exemplo, alimentos diet/light (o que são e quando devem ser consumidos), dietas da moda (quais são, porque não funcionam a longo prazo e porque não são saudáveis), fórmulas mágicas que prometem o emagrecimento rápido e suas consequências, assim também sobre como deve ser uma alimentação saudável e equilibrada, para isso os alunos precisarão fazer uma pesquisa sobre os temas para depois confeccionar os murais;
- Elaborar e aplicar uma pesquisa nutricional (conforme segue anexo), com a comunidade escolar e/ou entre os próprios alunos, juntamente com o professor de Língua Portuguesa os alunos elaborarão em grupo a pesquisa para ser aplicada e ao final juntamente com o professor de Matemática eles poderão analisar os dados obtidos;
- Trabalhar rótulos de embalagens de alimentos conhecendo as consequências dos aditivos químicos quando o consumo de alimentos industrializados é indiscriminado; montagem de mural com a informação de cada alimento, supervisionados pelo professor de Química;
- Será desenvolvido um concurso de melhor Slogan referente a alimentação saudável, os alunos farão grupos e elaborarão uma propaganda gravada em vídeo para ser vinculada na internet destacando a importância da alimentação saudável para a vida do ser humano, essa atividade pode envolver os professores de Língua Portuguesa, Sociologia e Filosofia;
- Quadros de pinturas diversas para ambientar o espaço da merenda escolar, juntamente com o professor de Arte e com base nas aulas que tiveram sobre pintura, os alunos irão trabalhar em duplas para transformar o ambiente da merenda escolar, tornando – o mais atrativo para a escola;
- Para concluir o projeto e como forma de proporcionar maior envolvimento dos alunos e comunidade escolar, o projeto proporcionará um espaço, uma noite, um evento, no qual seja possível oferecer a degustação de alguns alimentos e apreciação do espaço onde estarão os quadros pintados, os cartazes informativos e os slogans criados pelos alunos;
Os recursos que poderão ser utilizados serão: tintas à óleo ou acrílica para telas; tinta látex branca; bisnagas de diversas cores; tinta guache; paletas; óleo de linhaça; secante de cobalto; telas (painéis); verniz spray fosco; solvente aguarrás, textos, cartolinas, revistas, celulares, cadernos, canetas, alimentos, dentre outros recursos que se faça necessários.
É importante ressaltar que as atividades acima elencadas devem ser realizadas de acordo com a disponibilidade de tempo e recursos financeiros, sendo possível a opção por uma ou outra atividade.
CRONOGRAMA
AVALIAÇÃO
A avaliação se fará em todos os ambientes de aprendizagem sendo contínua e formativa. Frisando que a aprendizagem acontece em todos os espaços escolares e o conhecimento prévio do aluno precisa ser valorizado, por isso a avaliação analisará como o aluno evoluiu ao longo do projeto com todas as atividades realizadas dentro e fora da sala de aula.
REFERENCIAS
BARBOSA, Eduardo Fernandes. MOURA, Dácio Guimarães de. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p.48-67, maio/ago. 2013.
GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ática, 2001.
DEMO, Pedro. Metodologia Ativas: Estratégias para salvar a aula, 2006
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 2. ed. SP: Atlas, 1991.
MORÁN, J. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Mudando a educação com metodologias ativas. Vol. II. Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015
ANEXO
QUESTIONÁRIO: PESQUISA DE HÁBITOS ALIMENTARES
1) Idade: ______ anos
2) Peso: ______kg 3) Altura: _____m
3) Sexo: ( ) masculino ( ) feminino
4) Bairro em que mora: ..............................................................................................
5) Grau de escolaridade: ( ) analfabeto ( ) fundamental completo ( ) médio completo ( ) superior completo
6) Profissão: ...........................................
7) Quantas refeições/lanches você faz por dia? ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) mais
8) Faz lanche entre as refeições: ( ) sim ( ) não
9) Se sim, qual é o seu lanche:.................................................................
10) Faz atividades físicas com frequência? ( ) sim ( ) não
11) Se sim, que atividade física realiza? ......................................................................
12) A renda familiar (líquida)? (opcional)
( ) até 500 ( ) de 501 a 1000 ( ) de 1001 a 1500 ( ) de 1501 a 2000
( ) de 2001 a 2500 ( ) de 2501 a 3000 ( ) de 3001 a 3500 ( ) de 3501 a 4000
( ) acima de 4000
13) Quantas pessoas moram em sua residência junto com você?
( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) mais
14) Sua residência tem:
a) água encanada ( ) sim ( ) não b) esgoto de rede ( ) sim ( ) não
c) coleta de lixo ( ) sim ( ) não d) energia elétrica ( ) sim ( ) não
15) Qual o valor médio, em Reais, que você gasta com alimentação por mês: .........................................................
16) Qual é a quantidade de água, em média, que você bebe por dia, em litros? ........................................................
17) Atualmente faz dieta? ( ) sim ( ) não
Se sim: ( ) por conta própria ( ) acompanhada por um especialista
18) Você já se consultou com um nutricionista? ( ) sim ( ) não
19) Você consome em geral produtos: ( ) Diet ( ) Light ( ) só normais ( ) todos sem distinção
20) Marque com um “x” na tabela que segue, os alimentos que mais consome:
( ) Frutas ( ) verduras ( ) Legumes ( ) Carnes vermelhas ( ) Carnes brancas ( ) Frituras ( ) Doces ( ) Massas ( ) Batatas ( ) Refrigerantes ( ) Salgados ( ) Outros
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