Quem sou eu

Minha foto
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), licenciatura (2006) e bacharelado (2007) com ênfase em Sociologia, Antropologia e Ciência Política, possui graduação em Pedagogia e Filosofia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Pós-graduada em Educação: métodos e técnicas de ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Filosofia e Sociologia pela Faculdade Alfa de Umuarama, e em Metodologia e Didática no Ensino Superior pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-graduação, atualmente é professora formadora em educação profissional na Coordenadoria Regional do Estado do Mato Grosso do Sul na jurisdição de Nova Andradina.

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

PROJETO DE OLHO NO ENEM - Roseli Minzon

PROJETO DE OLHO NO ENEM
Roseli Silva Minzon

INTRODUÇÃO
O projeto de olho no ENEM foi idealizado para o estudante do terceiro ano do ensino médio que irá realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio e que deve ser bem preparado para obter um desempenho satisfatório. Serão utilizados recursos tais como: Geekie Games, programa de TV e plataforma de estudos “Hora do Enem”, onde haverá simulados online, planos de estudos personalizados e vídeo aulas.
O projeto propõe por meio do comprometimento dos estudantes e da mediação do professor metodologias e recursos que abordem os conteúdos contemplados pelo ENEM promovendo a autonomia e o protagonismo infanto-juvenil com um aprendizado significativo.

JUSTIFICATIVA
Justifica-se esse projeto pela necessidade que as escolas possuem de buscar metodologias diferenciadas que possibilitem melhor preparação dos estudantes do terceiro ano do ensino médio para as provas do ENEM que tem por objetivo o ingresso destes no ensino superior, para isso se faz necessário um olhar diferenciado para os estudantes do terceiro ano do ensino médio, por isso o trabalho interdisciplinarem que o foco será a preparação para a realização deste exame. Assim, é fundamental que os estudantes estejam preparados para a realização desta prova que acontece em dois dias e que exige conhecimento, comprometimento e concentração, onde os resultados poderão transformar suas vidas, realizar sonhos e suprir expectativas.
É fundamental a mobilização de toda a escola para propiciar a realização de um bom exame para todos os estudantes, oportunizando meios para que trilhem seus caminhos em direção a um curso superior. Sendo assim a aprendizagem com metodologias diferenciadas que estimule o aluno é imprescindível como cita Pedro Demo abaixo.

Aprender sempre induz dinâmicas da divergência, da desestruturação, da disrupção, da retomada sem fim, da superação, enquanto o ensino não se cansa de repetir, eliminando aí mesmo toda chance de questionamento, em particular de autoquestionamento. É um horror para o adolescente da era digital sentar se imóvel para escutar abobrinhas de alguém metido a sábio e superior. (DEMO, 2016)

Por esse motivo este projeto objetiva um melhor desempenho dos estudantes na avaliação do ENEM mas tendo como culminância sua autonomia no processo de aprendizagem incentivando-os a busca do seu próprio conhecimento, sendo ele o protagonista de sua instrução.
Para Freire (1997, p.20), o respeito à autonomia e à dignidade de cada um é um imperativo ético e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros. Para ele o docente que desrespeita a curiosidade do aluno, a sua inquietude e sua linguagem, transgredem os princípios fundamentalmente éticos de nossa existência. Sendo assim este projeto que visa o ENEM, tem seu mérito no quesito de levar o aluno a responsabilidade de aprender para a realização de uma prova que o levará para uma nova fase em sua vida.

OBJETIVO GERAL
Incentivar, preparar e melhorar o desempenho dos estudantes na realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), fazendo o uso metodologias diferenciadas.;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Estudar para o ENEM utilizando os diversos recursos disponíveis;
- Potencializar o conhecimento dos estudantes;
- Incentivar o hábito do estudo diário além da escola;
- Analisar e resolver questões dos ENEM de anos anteriores;
- Viabilizar orientações necessárias para um melhor desempenho;
- Otimizar oficinas de redação.

METODOLOGIA
A designação de metodologia pode ser substituída por procedimentos metodológicos ou materiais e métodos. Segundo Silva e Menezes (2005, p.3), a metodologia tem como função situar como andar no “caminho das pedras” da pesquisa, ajudar a refletir e instigar um novo olhar sobre o mundo: um olhar curioso, indagador e criativo, assim assumir uma metodologia significa escolher um percurso, essa rota, muitas vezes, necessita ser reinventada a cada etapa, nunca será findável sempre haverá novos meios, novas possibilidades.
Para tanto cabe ao professor como mediador tecer oportunidades para que os estudantes possam dinamizar seu conhecimento e seu processo de aprendizagem enaltecendo suas competências e habilidades.
 Este projeto é destinado aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio das Escolas Estaduais do Estado de Mato Grosso do Sul.
Entre as diversas possibilidades de trabalhar este tema, segue abaixo algumas possibilidades:
- Pelo site: https://geekiegames.geekie.com.br/courses, os alunos em casa ou na sala de tecnologia da escola, poderão fazer pesquisas, leituras e assistir os vídeos disponíveis no site e realizar os simulados, as questões acessíveis. O professor deverá acompanhar os estudantes na sala de tecnologia e mediar o processo de aprendizagem, eles podem trabalhar em duplas (devido a quantidade de computadores disponíveis), mas sempre fazer anotações em seus cadernos, para sanar as dúvidas em sala de aula com o professor depois. As datas dos simulados online já estão publicadas no site: 24 de março/ 20 de maio/ 12 de agosto/ 7 de outubro.
- Outros sites para a pesquisa podem ser: horadoenem.mec.gov.br, blogdoenem.com.br, jucienebertoldo.wordpress.com/category/enem. Possuem diversos exercícios, vídeo aulas simples e de fácil entendimento. O professor pode explanar os temas em sala de aula e os alunos pesquisarem em casa para prováveis seminários, oficinas ou rodas de discussões.
- O professor e/ou os alunos poderão em uma aula ou mais por semana trazer temas atuais/ noticiais, para uma roda de discussão, assim os alunos tomarão conhecimento das notícias atuais e treinam suas argumentações, amparando-os posteriormente na realização da redação que poderá ser relacionada aos temas discutidos, com critérios bem definidos, o professor no final também pode cobrar uma redação dos temas discutidos com critérios bem definidos.
- O professor de Língua Portuguesa em conjunto com os professores da área de humanas, poderá trabalhar nas redações os temas debatidos nestas áreas. Os professores de humanas discutem com os estudantes temas variados e controversos e o professor de Língua Portuguesa trabalha com as regras gramaticais e a estrutura da redação dissertativa-argumentativa.
- Aplicar simulados mensais de todas as disciplinas (os professores poderão encaminhar para a coordenação questões do ENEM que já caíram em provas anteriores e que eles estão trabalhando em sala de aula, por exemplo cada professor encaminha 5 questões), os coordenadores organizarão os simulados, elaborarão um gabarito para cada disciplina e depois os professores das áreas corrigem e atribuem nota aos alunos. Subsequente os professores corrigem as questões em sala de aula com os estudantes para tirar as dúvidas que surgirem.
- Simulado inverso: aplicar um simulado onde os alunos deverão explicar o porquê das respostas que eles consideram erradas, (encontrar o erro das assertivas), assim o professor trabalha outras habilidades dos alunos e os mesmos acabarão por achar as respostas corretas.
- Os professores podem fazer uma pré-seleção dos alunos que obtém melhores resultados (lembrando que não é somente nota) em determinadas áreas, e aperfeiçoar suas competências colocando-os para auxiliar os professores na explanação dos conteúdos, ou pode-se fazer grupos de estudantes com competências diferenciadas onde um seja capaz de ajudar o outro, sugerindo temas que requisite diversas áreas de conhecimento.
- Na semana que antecede a realização do ENEM, os professores poderão fazer um mutirão para revisar os conteúdos com maior probabilidade de serem abordados na prova, um intensivo de revisão.
- Na véspera da prova, os professores poderão fazer a dinâmica do “show do cabeção” (algo que envolva questões mas de forma mais tranquila e divertida), o “show do cabeção” é parecido com o extinto show do milhão do apresentador Silvio Santos, mas neste envolve ao invés de dinheiro, o pagamento de “micos” para os erros, por exemplo: dançar uma música, cantar uma música, imitar um bicho, recitar um poema na hora, fazer uma declaração de amor etc, as questões deverão ser bem fáceis para eles entenderem que sabem algo sobre o conteúdo trabalhado. Essa dinâmica tem o objetivo de fortalecer a aprendizagem e amenizar o estresse que antecede a prova.
- Após a realização do ENEM, os alunos poderão trazer os cadernos de questões para serem discutidos em sala de aula.

AVALIAÇÃO
A avaliação se fará em todos os espaços e momentos de aprendizagem, cabe aos professores escolherem de acordo com sua área de conhecimento a melhor forma ou método para avaliar.
Frisando que a aprendizagem é um processo cumulativo e que acontece em todos os espaços, dentro ou fora da escola e não necessita forçosamente de uma prova, pois a prova é apenas um meio de avaliar.

CRONOGRAMA
Etapas
Jul
Ago
Set
Out

Nov
Dez
Elaboração do projeto
X





Momentos de aprendizagem

X
X
X
X

Simulados

X
X
X
X

Correção dos simulados

X
X
X
X

Revisão do Enem




X

Análise dos resultados




X
X

REFERENCIAS

DEMO, P. 2002. Complexidade e Aprendizagem: A dinâmica não linear do conhecimento. Atlas, São Paulo.


GIL, Antonio CarlosComo elaborar projetos de pesquisa2. ed. SP: Atlas, 1991.

FREIRE, P. 1997. Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra, Rio de Janeiro.

LAKATOS, Eva e Marconi, Marina. Metodologia do Trabalho Científico. SP : Atlas, 1992.

SILVA, Edna Lúcia da. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Edna Lúcia da Silva, Estera Muszkart Menezes. 4 ed. Ver. Atual. Florianópolis: UFSC, 2005, 138 p.





Nenhum comentário:

Postar um comentário