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Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), licenciatura (2006) e bacharelado (2007) com ênfase em Sociologia, Antropologia e Ciência Política, possui graduação em Pedagogia e Filosofia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Pós-graduada em Educação: métodos e técnicas de ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Filosofia e Sociologia pela Faculdade Alfa de Umuarama, e em Metodologia e Didática no Ensino Superior pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-graduação, atualmente é professora formadora em educação profissional na Coordenadoria Regional do Estado do Mato Grosso do Sul na jurisdição de Nova Andradina.

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

ProfCac - MAES: Metodologias Ativas para compreensão de Currículo por habilidade e competência.



IDENTIFICAÇÃO

Título
MAES: Metodologias Ativas para compreensão de Currículo por habilidade e competência.
Instituição
SED/CRE-9/ NTE - Nova Andradina, IFMS - Campus NA
Parcerias
 SED//CRE-9/ NTE - Nova Andradina, IFMS - Campus NA
Dias da Semana e Horário
Nova Andradina: Quinta-feira: das 14:00 às 17:00 horas
                        Segunda-feira: das 18:00 às 21:00 horas
Período
04 de setembro a 08 de novembro (10 encontros)
Local
Coordenadoria Regional de Educação de Nova Andradina (CRE-9)
Inscrição
23/08 a 30/08
Vagas
15 cada período
Carga Horária
38 horas (30 horas presencial e 08 horas online)
Formadores
Turma de quinta-feira (Vespertino)
Roseli Silva Minzon (GEPED)
Silvana Aparecida Bastos Vieira da Silva (GETED)
Maria Ivanilda de S. de L. Camargo (IFMS)
Turma de segunda-feira (Noturno)
Sueli Lopes da Costa Figueiredo (GENOR)
Edna Paula de Moraes Enz Pones (PROGETEC)
Regiane da Silva Macedo Lima (GETED)
Azenaide Abreu Soares Vieira (IFMS)
Público-alvo
Professores, Progetecs, Diretores, Coordenadores Pedagógicos


COMPETÊNCIA

     Construir um plano de ensino alicerçado em metodologias ativas em diferentes ambientes digitais e recursos tecnológicos promovendo a cultura digital e comunicação empática.

HABILIDADES

-          Analisar e compreender o Currículo alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Básica;
-          Planejar arranjos pedagógicos (currículo) de forma colaborativa, baseados em competências e habilidades;
-          Promover ações de comunicação empática dentro do ambiente escolar de forma colaborativa;
-          Utilizar ferramentas tecnológicas para demonstração de competências;
-          Identificar e usar instrumentos de avaliação para aprendizagem ativa por meio de critérios claros (rubricas);
-          Inserir metodologias de aprendizagem ativa em sala de aula.

RUBRICAS

Habilidades
Suficiente
Bom
Excelente
Analisar e compreender o Currículo alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Básica;
Conheço as teorias de currículo alinhado à BNCC
Conheço e compreendo as teorias de currículo alinhado à BNCC
Conheço, compreendo as teorias de currículo alinhado à BNCC e construo o meu currículo pautado na BNCC
Planejar arranjos pedagógicos (currículo) de forma colaborativa, baseados em competências e habilidades;

Pesquiso e conheço diferentes formas de arranjo pedagógico baseados em competências e habilidades

Pesquiso, conheço e planejo diferentes formas de arranjo pedagógico baseados em competências e habilidades

Pesquiso, conheço, planejo colaborativamente diferentes formas de arranjo pedagógico baseados em competências e habilidades;

Identificar e usar instrumentos de avaliação para aprendizagem ativa por meio de critérios claros (rubricas);

Identifico instrumentos de avaliação por meio de critérios claros


Identifico e construo instrumentos de avaliação por meio de critérios claros

Identifico, construo e apresento instrumentos de avaliação por meio de critérios claros

Utilizar ferramentas tecnológicas para demonstração de competências;

Conheço ferramentas tecnológicas para demonstração de competências
Conheço e utilizo ferramentas tecnológicas para demonstração de competências

Conheço, utilizo ferramentas tecnológicas para demonstração de competências e ajudo o outro.

Inserir metodologias de aprendizagem ativa em sala de aula baseado em PBL;

Planejo aula (s) a partir de situações problema
Planejo e desenvolvo aula (s) a partir de situações problema
Planejo e desenvolvo aulas integradas a partir de situações problema
Promover ações de comunicação empática dentro do ambiente escolar.
Prático a comunicação empática no ambiente escolar
Prático e promovo a comunicação empática no ambiente escolar
Prático e promovo a comunicação empática no ambiente escolar e médio conflitos

METODOLOGIA
Muitas inovações e novos métodos educacionais vão surgindo ao longo dos tempos. Estamos vivendo um momento em que as metodologias de aprendizagem do sistema educacional brasileiro estão sendo questionadas e criticadas. Compreendemos que, em alguma medida, os métodos educacionais trabalhados em nossas escolas com os estudantes estão ultrapassados, não atendendo às necessidades dos discentes e docentes, não possibilitando uma aprendizagem significativa. Diante dessa problemática, propomos uma formação continuada de professores em que os próprios professores vivam experiências de aprendizagem ativas e, dessa forma, possam transformar suas próprias práticas em sala de aula junto a seus estudantes. Para subsidiar essa tarefa, selecionamos como aliadas as bibliografias em torno da Aprendizagem Baseada em Problemas (doravante, ABProb) e da Aprendizagem Baseada em Projetos (doravante, ABProj). (MUNHOZ, 2016 e BENDER, 2014.)
Para trazer uma proposta metodológica para a próxima etapa do RE-MAES, em que ampliaremos nossa comunidade de aprendizagem e de formação de professores, compreendemos ser importante resgatarmos todo o processo que experienciamos até aqui. Como já mencionado, esse currículo nasce de dois processos bastante complexos: o curso de extensão MAES, ocorrido em 2017, e o curso de extensão RE-MAES, em curso ao longo do ano de 2018, ambos pensado em rede e ofertado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Nova Andradina em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED/MS). Compreendemos que tanto o curso MAES quanto o RE-MAES foram guiados pelos princípios da aprendizagem baseada em Problemas (ABProb) e na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj).
Segundo Munhoz (2016), a ABProb auxilia os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem “a adotar um comportamento interessado e participativo, com propostas cooperativas e colaboradoras e capacidade de desenvolver trabalho em grupos” (MUNHOZ, 2016, p. 125). Ainda de acordo com o autor, a ABProb apresenta algumas das seguintes características: i) utiliza os problemas para o desenvolvimento do currículo - e no nosso caso, esses problemas surgiram e surgirão da prática pedagógica dos próprios professores-cursistas; ii) problemas esses complexos, muitas vezes sem uma solução imediata; isso dialoga com a segunda característica trazida pelo autor que é o fato de importar mais o processo de montagem da solução do que a solução em si mesma; iii) os alunos resolvem os problemas, tendo os professores como auxiliares, colaboradores ou facilitadores - ao longo de todo o processo, fomos desenvolvendo a concepção de “mentoria” para definir essa posição do professor num currículo como este; iv) os alunos recebem como insumos apenas orientações gerais sobre como abordar o problema. De modo geral, no MAES, ofertado em 2017, nossa preocupação era as estratégias para a transformação das metodologias utilizadas pelos cursistas em sala de aula. Partimos desse ponto e, de certa forma, a mudança da metodologia tradicional para as estratégias da metodologia ativa reverberou em diversos aspectos dentro das escolas, como pudemos observar como sujeitos-objetos de nosso processo. Vale destacar, porém, que no MAES optamos por não alinharmos o processo dos estudantes de solução do problema com uma pesquisa científica mais embasada. Sendo a pesquisa científica, nesse primeiro momento, atividade desenvolvida pelos mediadores/mentores. No entanto, na segunda fase do RE-MAES, que ocorrerá de setembro a novembro de 2018, o processo de aprendizagem pela pesquisa será vivido pelos professores-cursistas, sob mentoria dos professores-formadores, que gradativamente assumirão institucionalmente a estratégia de mentoria para essa fase do curso, enquanto que os professores-cursistas assumirão o papel de professores-formadores, constituindo assim a rede MAES de formação de professores preocupados em transformar as escolas de Nova Andradina e região.
Na sequência, apresentamos o cronograma resumido e detalhado do presente currículo de formação de professores, ofertado a partir da perspectiva transdisciplinar de organização curricular, conforme proposta pela literatura mencionada acima.

CRONOGRAMA GERAL
PRODUTOS
ENCONTROS
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11 e 12 online
O problema
x
x
x








Possibilidades de solução



x







Questões norteadoras / índice




x






Dossiê / Portfólio de demonstrações





x
x
x



Apresentação oral e escrita da solução do problema







x
x
x

Plano de aplicação do protótipo*










x


CRONOGRAMA DETALHADO

Encontro
Metodologia
Estratégia
1
-Apresentação da proposta e da equipe (visão geral do MAES)
-Debate sobre: o que você espera aprender nesse curso? O que gostaria de alterar em sua prática docente para melhor a escola?
-Apresentações
- Expositiva
-Brainstorm individual
- Debate
2
- Apresentação do tema de estudo
- Organização das equipes
- Construção do problema
- Expositiva
- Debate
-Discussão/escrita- colaborativa
3
-Apresentação dos problemas por cada equipe
-Questões norteadoras: o que sabemos, o que queremos saber, o que aprendemos,  como aprendemos sobre o problema
- Seminário
-Brainstorm individual-coletiva
Tabela SIAR
4
- Possibilidade de soluções ao problema
-Apresentação do índice de estudo (construído pelos formadores)
-Organização de a tarefas individuais e coletivas;
Obs.: As estratégias serão construídas ao longo do processo, conforme a construção do currículo real dos cursistas.
5
-Relatório com o problema e as estratégias de estudo da equipe
-Apresentação do relatório
Obs.: As estratégias serão construídas ao longo do processo, conforme a construção do currículo real dos cursistas.
6
-Dossiê / Portfólio de demonstrações (texto multimodal / de autoria / adoção de diferentes tecnologias)
 Obs.: As estratégias serão construídas ao longo do processo, conforme a construção do currículo real dos cursistas.
7
-Dossiê / Portfólio de demonstrações (texto multimodal / de autoria / adoção de diferentes tecnologias)
 Obs.: As estratégias serão construídas ao longo do processo, conforme a construção do currículo real dos cursistas.
8
-Construção do protótipo: a proposta de resolução do problema
 Obs.: As estratégias serão construídas ao longo do processo, conforme a construção do currículo real dos cursistas.
9
-Planejamento da apresentação oral e escrita
 Obs.: As estratégias serão construídas ao longo do processo, conforme a construção do currículo real dos cursistas.
10
-Apresentação oral e entrega do dossiê completo
-Apresentação do currículo real (na estrutura proposta pela BNCC)
 Obs.: As estratégias serão construídas ao longo do processo, conforme a construção do currículo real dos cursistas.
11 e 12
-Criação de planos de ensino (de 4 a 10 aulas) alinhada a abordagem de ABP vivida no curso
 Obs.: As estratégias serão construídas ao longo do processo, conforme a construção do currículo real dos cursistas.

 AVALIAÇÃO

              A avaliação deste projeto será no desenvolvimento, ou seja, no percurso do projeto. Cada professor-cursista deverá demonstrar indícios de competências adquiridas, ou seja, a interação entre os colegas, evidências do saber conviver através das atividades colaborativas (saber ouvir, saber ser empático, dar sugestões para ajudar o colega). O cursista apresentará o conhecimento adquirido através dos ambientes digitais como; WhatsApp, podcast, portfólio, blog do grupo, apresentação das atividades etc.
         Desta forma o cursista usará as ferramentas digitais para desenvolver seu trabalho, fazendo parte do processo de aprendizagem. Os cursistas deverão ser capazes de discutir, analisar as finalidades da BNCC e do Currículo de MS alinhando a sua prática pedagógica, culminando na criação de um produto final que será o currículo (plano de aula) baseado em habilidades e competências e apresentará usando as ferramentas digitais.

DA EQUIPE

Edna Paula de Moraes Enz Pones
Roseli Silva Minzon
Silvana Aparecida Bastos Vieira da Silva
Sueli Lopes da Costa Figueiredo
Regiane da Silva Macedo Lima
Maria Ivanilda S. de L. Camargo

Dos Professores-cursistas:

Cada turma será composta de 15 cursistas.

REFERÊNCIAS

BENDER. W.N. Aprendizagem baseada em projetos. Educação diferenciada para p século XXI. 2014.
 
BERBEl, N. A. N. (2011). As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas. 32(1):25–40.

MUNHOZ, A. S. “ABP – Aprendizagem baseada em problemas; Ferramentas de apoio ao docente no processo de ensino e aprendizagem”. Cengage, São Paulo, 2016.




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