IDENTIFICAÇÃO
Título
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MAES:
Metodologias Ativas para compreensão de Currículo por habilidade e
competência.
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Instituição
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SED/CRE-9/
NTE - Nova Andradina, IFMS - Campus NA
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Parcerias
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SED//CRE-9/ NTE - Nova Andradina, IFMS -
Campus NA
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Dias da
Semana e Horário
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Nova
Andradina: Quinta-feira: das 14:00 às 17:00 horas
Segunda-feira: das
18:00 às 21:00 horas
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Período
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04 de
setembro a 08 de novembro (10 encontros)
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Local
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Coordenadoria
Regional de Educação de Nova Andradina (CRE-9)
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Inscrição
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23/08 a 30/08
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Vagas
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15 cada
período
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Carga Horária
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38 horas (30
horas presencial e 08 horas online)
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Formadores
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Turma de quinta-feira (Vespertino)
Roseli Silva
Minzon (GEPED)
Silvana
Aparecida Bastos Vieira da Silva (GETED)
Maria
Ivanilda de S. de L. Camargo (IFMS)
Turma de segunda-feira (Noturno)
Sueli Lopes
da Costa Figueiredo (GENOR)
Edna Paula de
Moraes Enz Pones (PROGETEC)
Regiane da
Silva Macedo Lima (GETED)
Azenaide Abreu
Soares Vieira (IFMS)
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Público-alvo
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Professores,
Progetecs, Diretores, Coordenadores Pedagógicos
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COMPETÊNCIA
➔ Construir um plano de ensino alicerçado em
metodologias ativas em diferentes ambientes digitais e recursos tecnológicos
promovendo a cultura digital e comunicação empática.
HABILIDADES
-
Analisar e compreender o Currículo alinhado à
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Básica;
-
Planejar arranjos pedagógicos (currículo) de
forma colaborativa, baseados em competências e habilidades;
-
Promover ações de comunicação empática dentro do
ambiente escolar de forma colaborativa;
-
Utilizar ferramentas tecnológicas para
demonstração de competências;
-
Identificar e usar instrumentos de avaliação
para aprendizagem ativa por meio de critérios claros (rubricas);
-
Inserir metodologias de aprendizagem ativa em
sala de aula.
RUBRICAS
Habilidades
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Suficiente
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Bom
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Excelente
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Analisar e compreender o Currículo alinhado à
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Básica;
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Conheço as teorias de currículo alinhado à
BNCC
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Conheço e compreendo as teorias de currículo
alinhado à BNCC
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Conheço, compreendo as teorias de currículo
alinhado à BNCC e construo o meu currículo pautado na BNCC
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Planejar arranjos pedagógicos (currículo) de
forma colaborativa, baseados em competências e habilidades;
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Pesquiso e conheço diferentes formas de
arranjo pedagógico baseados em competências e habilidades
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Pesquiso, conheço e planejo diferentes formas
de arranjo pedagógico baseados em competências e habilidades
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Pesquiso, conheço, planejo colaborativamente
diferentes formas de arranjo pedagógico baseados em competências e
habilidades;
|
Identificar e usar instrumentos de avaliação
para aprendizagem ativa por meio de critérios claros (rubricas);
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Identifico instrumentos de avaliação por meio
de critérios claros
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Identifico e construo instrumentos de
avaliação por meio de critérios claros
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Identifico, construo e apresento instrumentos
de avaliação por meio de critérios claros
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Utilizar ferramentas tecnológicas para
demonstração de competências;
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Conheço ferramentas tecnológicas para
demonstração de competências
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Conheço e utilizo ferramentas tecnológicas
para demonstração de competências
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Conheço, utilizo ferramentas tecnológicas para
demonstração de competências e ajudo o outro.
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Inserir metodologias de aprendizagem ativa em
sala de aula baseado em PBL;
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Planejo aula (s) a partir de situações
problema
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Planejo e desenvolvo aula (s) a partir de
situações problema
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Planejo e desenvolvo aulas integradas a partir
de situações problema
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Promover ações de comunicação empática dentro
do ambiente escolar.
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Prático a comunicação empática no ambiente
escolar
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Prático e promovo a comunicação empática no
ambiente escolar
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Prático e promovo a comunicação empática no
ambiente escolar e médio conflitos
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METODOLOGIA
Muitas
inovações e novos métodos educacionais vão surgindo ao longo dos tempos.
Estamos vivendo um momento em que as metodologias de aprendizagem do sistema
educacional brasileiro estão sendo questionadas e criticadas. Compreendemos
que, em alguma medida, os métodos educacionais trabalhados em nossas escolas
com os estudantes estão ultrapassados, não atendendo às necessidades dos
discentes e docentes, não possibilitando uma aprendizagem significativa. Diante
dessa problemática, propomos uma formação continuada de professores em que os
próprios professores vivam experiências de aprendizagem ativas e, dessa forma,
possam transformar suas próprias práticas em sala de aula junto a seus
estudantes. Para subsidiar essa tarefa, selecionamos como aliadas as bibliografias
em torno da Aprendizagem Baseada em Problemas (doravante, ABProb) e da
Aprendizagem Baseada em Projetos (doravante, ABProj). (MUNHOZ, 2016 e BENDER,
2014.)
Para
trazer uma proposta metodológica para a próxima etapa do RE-MAES, em que
ampliaremos nossa comunidade de aprendizagem e de formação de professores,
compreendemos ser importante resgatarmos todo o processo que experienciamos até
aqui. Como já mencionado, esse currículo nasce de dois processos bastante
complexos: o curso de extensão MAES, ocorrido em 2017, e o curso de extensão
RE-MAES, em curso ao longo do ano de 2018, ambos pensado em rede e ofertado
pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Nova Andradina em parceria com a Secretaria de Estado de
Educação (SED/MS). Compreendemos que tanto o curso MAES quanto o RE-MAES foram
guiados pelos princípios da aprendizagem baseada em Problemas (ABProb) e na
Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj).
Segundo
Munhoz (2016), a ABProb auxilia os envolvidos no processo de ensino e
aprendizagem “a adotar um comportamento interessado e participativo, com
propostas cooperativas e colaboradoras e capacidade de desenvolver trabalho em
grupos” (MUNHOZ, 2016, p. 125). Ainda de acordo com o autor, a ABProb apresenta
algumas das seguintes características: i) utiliza os problemas para o
desenvolvimento do currículo - e no nosso caso, esses problemas surgiram e
surgirão da prática pedagógica dos próprios professores-cursistas; ii)
problemas esses complexos, muitas vezes sem uma solução imediata; isso dialoga
com a segunda característica trazida pelo autor que é o fato de importar mais o
processo de montagem da solução do que a solução em si mesma; iii) os alunos
resolvem os problemas, tendo os professores como auxiliares, colaboradores ou
facilitadores - ao longo de todo o
processo, fomos desenvolvendo a concepção de “mentoria” para definir essa
posição do professor num currículo como este; iv) os alunos recebem como
insumos apenas orientações gerais sobre como abordar o problema. De modo geral,
no MAES, ofertado em 2017, nossa preocupação era as estratégias para a
transformação das metodologias utilizadas pelos cursistas em sala de aula.
Partimos desse ponto e, de certa forma, a mudança da metodologia tradicional
para as estratégias da metodologia ativa reverberou em diversos aspectos dentro
das escolas, como pudemos observar como sujeitos-objetos de nosso processo.
Vale destacar, porém, que no MAES optamos por não alinharmos o processo dos
estudantes de solução do problema com uma pesquisa científica mais embasada.
Sendo a pesquisa científica, nesse primeiro momento, atividade desenvolvida
pelos mediadores/mentores. No entanto, na segunda fase do RE-MAES, que ocorrerá
de setembro a novembro de 2018, o processo de aprendizagem pela pesquisa será
vivido pelos professores-cursistas, sob mentoria dos professores-formadores,
que gradativamente assumirão institucionalmente a estratégia de mentoria para
essa fase do curso, enquanto que os professores-cursistas assumirão o papel de
professores-formadores, constituindo assim a rede MAES de formação de
professores preocupados em transformar as escolas de Nova Andradina e região.
Na
sequência, apresentamos o cronograma resumido e detalhado do presente currículo
de formação de professores, ofertado a partir da perspectiva transdisciplinar
de organização curricular, conforme proposta pela literatura mencionada acima.
CRONOGRAMA
GERAL
PRODUTOS
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ENCONTROS
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1
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2
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3
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4
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5
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6
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7
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8
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9
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10
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11 e 12 online
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O problema
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Possibilidades de solução
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Questões norteadoras / índice
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Dossiê / Portfólio de demonstrações
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Apresentação oral e escrita da solução do
problema
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Plano de aplicação do protótipo*
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x
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CRONOGRAMA
DETALHADO
Encontro
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Metodologia
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Estratégia
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1
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-Apresentação da proposta e da equipe (visão
geral do MAES)
-Debate sobre: o que você espera aprender
nesse curso? O que gostaria de alterar em sua prática docente para melhor a
escola?
-Apresentações
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- Expositiva
-Brainstorm individual
- Debate
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2
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- Apresentação do tema de estudo
- Organização das equipes
- Construção do problema
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- Expositiva
- Debate
-Discussão/escrita- colaborativa
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3
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-Apresentação dos problemas por cada equipe
-Questões norteadoras: o que sabemos, o que
queremos saber, o que aprendemos, como
aprendemos sobre o problema
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- Seminário
-Brainstorm individual-coletiva
Tabela SIAR
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4
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- Possibilidade de soluções ao problema
-Apresentação do índice de estudo (construído
pelos formadores)
-Organização de a tarefas individuais e
coletivas;
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Obs.: As estratégias serão
construídas ao longo do processo, conforme a construção do currículo real dos
cursistas.
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5
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-Relatório com o problema e as estratégias de
estudo da equipe
-Apresentação do relatório
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Obs.: As estratégias serão
construídas ao longo do processo, conforme a construção do currículo real dos
cursistas.
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6
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-Dossiê / Portfólio de demonstrações (texto
multimodal / de autoria / adoção de diferentes tecnologias)
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Obs.: As estratégias serão
construídas ao longo do processo, conforme a construção do currículo real dos
cursistas.
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7
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-Dossiê / Portfólio de demonstrações (texto
multimodal / de autoria / adoção de diferentes tecnologias)
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Obs.: As estratégias serão
construídas ao longo do processo, conforme a construção do currículo real dos
cursistas.
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8
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-Construção do protótipo: a proposta de
resolução do problema
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Obs.: As estratégias serão
construídas ao longo do processo, conforme a construção do currículo real dos
cursistas.
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9
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-Planejamento da apresentação oral e escrita
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Obs.: As estratégias serão
construídas ao longo do processo, conforme a construção do currículo real dos
cursistas.
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10
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-Apresentação oral e entrega do dossiê
completo
-Apresentação do currículo real (na estrutura
proposta pela BNCC)
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Obs.: As estratégias serão
construídas ao longo do processo, conforme a construção do currículo real dos
cursistas.
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11 e 12
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-Criação de planos de ensino (de 4 a 10 aulas)
alinhada a abordagem de ABP vivida no curso
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Obs.: As estratégias serão
construídas ao longo do processo, conforme a construção do currículo real dos
cursistas.
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AVALIAÇÃO
A avaliação deste projeto será no
desenvolvimento, ou seja, no percurso do projeto. Cada professor-cursista
deverá demonstrar indícios de competências adquiridas, ou seja, a interação
entre os colegas, evidências do saber conviver através das atividades colaborativas
(saber ouvir, saber ser empático, dar sugestões para ajudar o colega). O
cursista apresentará o conhecimento adquirido através dos ambientes digitais
como; WhatsApp, podcast, portfólio, blog do grupo, apresentação das atividades
etc.
Desta
forma o cursista usará as ferramentas digitais para desenvolver seu trabalho,
fazendo parte do processo de aprendizagem. Os cursistas deverão ser capazes de
discutir, analisar as finalidades da BNCC e do Currículo de MS alinhando a sua
prática pedagógica, culminando na criação de um produto final que será o
currículo (plano de aula) baseado em habilidades e competências e apresentará
usando as ferramentas digitais.
DA EQUIPE
Edna Paula de
Moraes Enz Pones
Roseli Silva
Minzon
Silvana
Aparecida Bastos Vieira da Silva
Sueli Lopes da
Costa Figueiredo
Regiane da
Silva Macedo Lima
Maria Ivanilda
S. de L. Camargo
Dos Professores-cursistas:
Cada turma será
composta de 15 cursistas.
REFERÊNCIAS
BENDER. W.N. Aprendizagem baseada em projetos.
Educação diferenciada para p século XXI. 2014.
BERBEl, N. A.
N. (2011). As metodologias ativas e a
promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas.
32(1):25–40.
MUNHOZ, A. S.
“ABP – Aprendizagem baseada em problemas;
Ferramentas de apoio ao docente no processo de ensino e aprendizagem”. Cengage,
São Paulo, 2016.
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