21/06/2017
Roseli Silva Minzon
No encontro de hoje cheguei mais cedo para adiantar os afazeres pois precisaria sair mais cedo, mas acredito que “dei conta” do que me propûs a fazer, a leitura e o resumo do texto abaixo.
Escolhi as competências que busco adquirir pois faltei no encontro passado.
RESUMO DO TEXTO:
Desafios e contribuições da integração de disciplinas na Educação Profissional Técnica de Nível Médio no IFMS, campus Nova Andradina
Azenaide Abreu Soares Vieira1
Azenaide.vieira@ifms.edu.br
Laryssa Amaro Naumann Pereira Dias2
Laryssa.dias@ifms.edu.br
Resumo
Este texto visa acrescentar com as pesquisas desenvolvidas no Brasil sobre currículo e trabalho pedagógico, o presente texto apresenta ações de integração de disciplinas da base comum com disciplinas técnicas do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado em Agropecuária, ofertado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Nova Andradina. Almejando discutir sobre os desafios e contribuições da proposta curricular integrada no contexto da Educação Profissional do IFMS. O estudo mostrou que a integração de disciplinas pode promover um maior aproveitamento por parte dos estudantes. Os estudantes enalteceram maior aprendizado e motivação, apesar das limitações é de suma importância integrar as disciplinas.
Introdução
A RFEPCT no Ensino Médio, busca desenvolver formação técnica integrada. Porém, grande parte das escolas da Rede Federal organiza o trabalho pedagógico de forma multidisciplinar, o que muitas vezes sobrecarrega os estudantes e o resultado, entre outros, tem sido o abandono do curso ou o acúmulo de reprovações (dependências) em várias disciplinas.
Varias ações para a melhoria das práticas docentes foram (e continuam sendo) desenvolvidas no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Nova Andradina. Entre elas, o projeto de integração de disciplinas da turma do 6º período do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado em Agropecuária (doravante, Agro 6), cujo a meta foi promover o trabalho integrado e transdisciplinar.
Abordagem educacional transdisciplinar e pensamento complexo
A tecnologia trouxe mudanças que se faz necessária alterações de métodos tradicionais de educação, para isso as autoras propõem a teoria da complexidade e a transdisciplinaridade como uma forma de encontrar novas propostas para os problemas globais, segundo elas essa teoria da complexidade foi organizada por Edgar Morin e dialoga com a transdisciplinaridade. As autoras perceberam que essas pesquisas podem trazer um novo paradigma para as relações de educação.
Somos seres complexos e dinâmicos e a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica transdisciplinar promove a formação cidadã e autônoma. Para Morin é papel da educação estabelecer novas relações com o conhecimento - fonte de incertezas hoje, para isso precisa criar relações entre o local e o global. As autoras propuseram o conceito de transdisciplinaridade proposto por Nicolescu.
A abordagem transdisciplinar tem uma forte relação com os pilares da educação contemporânea, estabelecidos por Delors, aprender a conhecer, fazer, conviver e ser com foco para afetividade com base no diálogo e a colaboração.
O homem é um ser completo como parte do todo, não se isola a parte de um todo, assim como no ensino disciplinar, com o objetivo de formar um ser humano pleno. A aprendizagem escolar se forma com espaços de convivência, interações e transformações contínuas.
O presente projeto visa promover a integração disciplinar no IFMS, campus Nova Andradina, assim integrar diversas disciplinas do currículo do curso técnico em Agropecuária, com abordagem transdisciplinar.
Informações, formação e transformações, baseadas no conviver, no estar junto, no trabalho colaborativo em infinitos saberes. Com afeto, responsabilidade, respeito, honestidade e solidariedade, sendo o diálogo o norte de qualquer didática.
A experiência com o técnico integrado em agropecuária
O objetivo deste projeto foi a abordagem transdisciplinar, baseada em competências, com o propósito da aprendizagem centrada no estudante promovendo sua autonomia, o trabalho em grupo juntamente com os componentes curriculares da base comum.
Para isso houve a necessidade da reorganização dos horários para que as 6 disciplinas que aceitaram a proposta ficassem juntas. Além de reformular o horários dos estudantes foi necessário reservar um horário para que os discentes pudessem planejar juntos.
O primeiro desafio encontrado pelos professore foi transformar conteúdos em competências com base nos 4 pilares da educação proposto por Delors (aprender a conhecer, fazer, conviver e ser), assim iniciou-se um trabalho coletivo de transformação de conteúdos curriculares em competências, à luz da Taxonomia de Bloom contemporânea.
Depois de transformar conteúdos em competências, o próximo passo foi integrar as competências disciplinares, deste trabalho os professores conseguiram integrar 7 competências.
Outra questão que foi acordada foi a questão da avaliação, onde decidiram que 50% seria a nota individual, a critério do professor e os 50% seria referente as atividade integradas.
A turma de 36 estudantes foi organizada em sete (7) grupos com cinco ou seis estudantes em cada, sendo denominados de Famílias, onde cada grupo escolheu um nome que melhor se adequasse ao perfil dos mesmos.
Dentre as várias competências observadas a que se destacou foi o saber conviver, até mesmo por as disciplinas serem integradas e por terem que trabalhar em grupos, mas uma das principais dificuldade que os docentes perceberam nos discentes foi em relação a autonomia, não saber (não esta acostumados) trabalhar sem metas, prazos estipulados, por isso foi elaborado um cronograma para facilitar as atividades realizadas pelos estudantes.
Os professores trabalharam com os estudantes individualmente ou em família como mediadores e no dia 15 de dezembro foi apresentado em maquete o que os estudantes aprenderam ao longo do semestre. O trabalho das maquetes foi muito bem desenvolvido tanto o material como a apresentação oral, e esse trabalho demonstra uma gama de competências que foram utilizadas para a construção da maquete.
Esse trabalho procurou entender os indivíduos como seres autorais e autônomos, com um olhar para a pesquisa na perspectiva qualitativa, fazendo com que os estudantes possam aprender a partir de suas experiências.
Metodologia e organização dos dados
O exemplo da Finlândia foi uma das bases para a elaboração do projeto mas sem perder o diálogo com o local.
Essa pesquisa é classificada quanto à sua natureza, como pesquisa aplicada, tendo em vista que o seu resultado irá apoiar a equipe multidisciplinar de professores do IFMS-NA, tornar o estudante protagonista de sua aprendizagem.
Diante do exposto, relatou-se um processo de pesquisa-ação, em que teoria e prática estiveram caminhando juntas. E no final fez-se um questionário para sugestões de melhorias e correções do projeto (pontos positivos e negativos).
Apresentação e análise dos dados
Um dos itens mais mencionados na pesquisa foi a questão do trabalho em grupo. Em grupo, é possível desenvolver habilidades relacionadas à afetividade, à responsabilidade, à autonomia, à gestão do tempo, ao respeito e à colaboração.
Para as autoras a escola é ainda muito individualizada em seu formato tradicional, as disciplinas não dialogam uma com a outras e os trabalhos em grupos nada mais são que apenas divisão de tarefas. Este projeto visou unir as disciplinas, trabalhar novas metodologias e assim formar cidadãos/profissionais que saibam lidar com as diferenças e aprenda a lidar com o outro.
Dentre alguns problemas destacados pela turma a que mais se destacou foi a ausência do conteúdo das disciplinas técnicas”, o ensino atual divide e fragmenta as disciplinas isso dificulta a contextualização e a percepção do todo.
Outro problema destacado pelos estudantes foi a dificuldade de alguns professores em trabalhar em grupo/colaborativamente, muitos acabam cobrando atividades extras e/ou não seguindo o cronograma proposto, por isso neste processo foi primordial o papel de mediação docente durante o processo de aprendizagem, procurar entender, compreender.
Houveram sim várias dificuldades ao longo do processo, mas muitas competências foram percebidas que se estivessem no modelo tradicional de educação talvez não poderia ser destacadas. E as sugestões dos alunos foram coerentes em relação aos professores, atividades extras, tempo, preparação para o ENEM, menos disciplinas envolvidas. Todas estas questões faz com que os professores planejem e (re) planejem suas práticas.
Conclusões e horizontes
Diante do exposto, nota-se que a integração das disciplinas pode promover uma visão mais ampla e crítica por parte dos estudantes e dos professores também
Isso dá segurança para afirmar que a abordagem transdisciplinar permite muito mais do que o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Os estudantes são desafiados, constantemente, a aprender a conviver, a lidar com o diferente e aceitar a imperfeição e a incompletude humana (MORIN, 2001; 2011).
Em relação às limitações, entendeu-se que seria mais interessante se todas as disciplinas da grade curricular fossem integradas de tal forma que isso, possivelmente, geraria novos posicionamentos em relação a quantidade de atividades desenvolvidas e uma situação mais favorável em relação ao tempo, precisa-se priorizar todos os pilares da educação e não somente o aprender a conhecer
Com base neste projeto outros estão sendo desenvolvidos no ano de 2017. As praticas se transformam e espelham outros professores, colegas para a mudança que se faz necessária para o século XXI.
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